Uma das dúvidas mais comuns entre nossos clientes é qual o aquecedor que melhor vai atender às minhas necessidades dentre tantos modelos que existem hoje no mercado. E nós da Idealterm estamos aqui para te ajudar. Primeiramente vamos te explicar quais as principais diferenças dos aquecedores, suas capacidades e dimensões. Pois assim ficará muito mais fácil fazer a escolha correta, vamos lá!


Tipos de Aquecedor
Hoje no mercado existem 2 tipos de aquecedores mais comuns: o de acumulação e os de passagem.
Nos Aquecedor de acumulação: a água é aquecida previamente num reservatório. É indicado que há um grande volume de água quente utilizado simultaneamente.
Já os Aquecedores de passagem são os modelos mais populares. Nesse tipo de aquecedor, a água é aquecida no momento em que se abre uma torneira de água quente. Aquecedores de passagens são indicados quando se deseja aquecimento instantâneo de água, sem necessidade de um reservatório de acumulação.
Em coberturas de prédios e casas mais altas, geralmente são necessários pressurizadores de água para manter uma pressão suficiente para atender o aquecedor de passagem.


Aquecedor Digital ou Mecânico?
Existe uma diferença de preço entre os tipos de aparelho, o que pode assustar, porém a diferença de desempenho também é significativa. Mas tome cuidado para não confundir um aparelho digital com um aparelho mecânico que tenha possua um visor digital.
Um aquecedor mecânico geralmente tem o que se é conhecido como “chama fixa”. Uma vez que você ajuste a intensidade da chama, ela permanece a mesma independente da quantidade de água que passar pelo aparelho, seja uma torneira aberta, uma ducha ou duas duchas ao mesmo tempo. Ajustes devem ser feitos manualmente caso sejam necessários.
Já os aquecedores digitais possuem o sistema de modulação da chama: quando mais de um ponto de água é aberto ao mesmo tempo, o aparelho automaticamente ajusta a intensidade da chama para manter a temperatura desejada. Aparelhos mais modernos fazem este ajuste com muita rapidez para evitar qualquer mudança brusca de temperatura no seu banho.


Exaustão Natural ou Forçada?
A diferença entre os dois é se os gases resultantes da queima são expelidos naturalmente ou se são “empurrados” com a ajuda de uma ventoinha. Em ambos os casos é necessário o uso de uma chaminé.
No Sistema de Exaustão Natural, a chaminé é normalmente de um diâmetro maior, devem ser obedecidas restrições de altura e número de curvas. Aquecedores de Exaustão Natural normalmente não precisam de energia elétrica (funciona com pilhas, que são usadas apenas para o acendimento da chama). São sempre aquecedores MEC NICOS.
Já nos de Exaustão Forçada, por ser utilizada a ventoinha para auxiliar na expulsão, o diâmetro da chaminé costuma ser menor, e as condições de instalação são facilitadas. Além disso, em lugares onde o vento é muito forte, a ventoinha ajuda a evitar que este vento apague a chama do aquecedor – por isso que em prédios de frente para o mar, ou andares muito altos, sempre se recomenda a exaustão forçada. Todos os aquecedores DIGITAIS são de Exaustão Forçada, e alguns mecânicos (dependendo do modelo). Os Aquecedores de Exaustão Forçada sempre são conectados à energia elétrica.
Existem também os aparelhos de Fluxo Balanceado. Nestes, além da ventoinha forçar os gases para fora, também há um sistema para coletar o ar de fora do ambiente (seja através de um duto adicional ou o uso de dutos concêntricos). Estes modelos são completamente vedados, e por isso são também os mais seguros.
Agora que você já conhece as principais diferenças entre os aquecedores, vamos às dimensões dos aquecedores para facilitar a sua escolha.


Dimensionamento de Aquecedores a Gás
Aquecedor de 8 litros: atende um banheiro com chuveiro.
Aquecedor de 10 a 15 litros: atende um banheiro: um chuveiro, podendo eventualmente atender um chuveiro e uma torneira simultaneamente.
Aquecedor de 18 a 20 litros: atende um banheiro, podendo atender dois banheiros próximos com duchas de 8 litros de vazão, principalmente no verão.
Aquecedor de 22 a 26 litros: Atende dois banheiros, com ducha de no máximo 10 litros de vazão.
Aquecedor de 30 a 37 litros: atende três banheiros, com duchas de no máximo 10 litros de vazão.
Atente-se na capacidade de vazão das duchas quando escolher o seu aquecedor, elas podem variar de 8 até 25 litros por minuto. Normalmente o cálculo de um aquecedor é feito baseado em duchas de 8 a 10 litros por minuto. Este nível de vazão já garante um bom conforto, sendo mais que o dobro da vazão de um chuveiro elétrico.
Agora que você já sabe tudo sobre aquecedores a gás, que tal dar uma olhadinha nos nossos modelos e escolher o seu.

Comentário Facebook