Há um grande número de projetos que podem se beneficiar do uso de centrais térmicas, grande parte dos projetos comerciais de grande demanda por água quente e das residências de alto padrão vão encontrar a solução ideal na utilização deste tipo de sistema.
No caso dos hotéis – localizados principalmente no sul e sudeste brasileiros – por exemplo, que tem uma demanda de água quente bastante intensa, é comum utilizar centrais térmicas para garantir o fornecimento de água quente, uma vez que existem horários de pico com grande intensidade de consumo.
Assim, no começo da manhã e no final da tarde, a água quente acumulada nos reservatórios é enviada para os quartos rapidamente, ao mesmo tempo em que o sistema de aquecimento de passagem já começa a enviar um novo volume de água aquecida para o boiler. Nessa situação, é preciso ter modelos de centrais térmicas com grandes volumes de capacidade, sendo este o principal foco do projeto.
Em situações de consumo intenso, porém mais espalhado ao longo do dia, como academias e escolas, as centrais térmicas podem dispor de boilers médios, com um uso mais equilibrado entre os sistemas de aquecimento por passagem e de acumulação.
Por fim, as residências podem utilizar reservatórios de pequeno porte em suas centrais térmicas. Isso porque o sistema de aquecimento por passagem é suficiente a maior parte do tempo, mas o boiler pode dar uma força adicional ao sistema em casos de uso anormal, como múltiplos banhos quentes simultâneos, por exemplo. Se a casa tiver piscina ou banheiras, daí a situação se inverte e é preciso ter grandes quantidades de água quente armazenada para evitar gargalos de fornecimento.

Gostou do conteúdo desse post então curta, comente e compartilhe !

Comentário Facebook