Com toda certeza você já deve ter se perguntado como dimensionar o seu aquecedor à gás por isso desenvolvemos esse artigo para te ajudar a sanar essa dúvida.

Para começar a dimensionar aquecedor a gás, o usuário deve calcular a quantidade de pontos de água quente que o imóvel vai possuir, como duchas, torneiras da pia do banheiro e cozinha e quais destes pontos podem ser usados simultaneamente, além de sua vazão. 

As duchas possuem vazão variável, por isso é sempre necessário conferir na embalagem do produto, mas os modelos mais comuns e modestos possuem vazão de 8 l/min. Já a vazão dos pontos de torneiras  variam entre 4 a 6 litros por minuto.  

Agora que você já tem calculado a vazão média, é preciso calcular quais destes pontos serão usados simultaneamente para dimensionar aquecedor a gás, como duas duchas e uma torneira de cozinha eventualmente, sendo assim, formando 3 pontos de uso. 

Se somados a vazão  das duas duchas e uma torneira temos a vazão total,  e com este valor, temos como definir a capacidade do aquecedor, lembrando que quanto maior a vazão de água do aquecedor, maior será o conforto dos usuários. Ex: sendo duas duchas simultâneas com vazão de 8 l/min + 1 torneira com vazão de 6 l/min, a soma total é de 22 l, portanto, a capacidade mínima ideal do aquecedor seria de 22 l/min, na condição de elevação de temperatura (delta T) de 20 °C. 

Espero que tenhamos te ajudado, fique por dentro de todas as novidades e assuntos sobre aquecedore aqui no nosso Blog.

Até mais!

Comentário Facebook