Diferença entre ducha e chuveiro

Apesar de serem usados como sinônimos, chuveiros e duchas apresentam grandes diferenças e são indicados para ambientes com características específicas. Veja qual escolher.

Um bom banho é uma ótima maneira de se iniciar o dia, em outras situações, ele é de suma importância para ajudar a relaxar depois de um longo dia de trabalho proporcionando uma boa noite de descanso.  Dessa forma, é muito importante pensar na melhor opção para que o banho seja confortável. Assim é preciso escolher entre chuveiro ou ducha.

Apesar de difundidos por algumas empresas como produtos semelhantes, duchas e chuveiros têm características distintas, principalmente no que diz respeito ao aquecimento e à vazão da água.

 

 Duchas

A ducha apresenta alta vazão, e a água não é aquecida no próprio equipamento, exigindo um sistema central de aquecimento, que pode ser a gás, solar, elétrico etc. Está disponível em diversos modelos, com designs variados e diferentes tipos de jato d’água. Por não precisar de conexão à rede elétrica, ela também pode ser utilizada em ambientes externos, como áreas de piscinas ou calçadões de praia.

As duchas necessitam de um sistema de aquecimento externo o que pode fazer com que a instalação tenha um custo de investimento maior a curto prazo além de necessitar de um espaço para a instalação do aquecedor .

Existem vários tipos de duchas, sendo ela tradicional, com desvio, com barra e externa.
As duchas tradicionais possuem apenas a saída de água principal, podendo ser fixada na parede ou no teto e pode ter diversos tipos de jato. As duchas com desvio possuem uma mangueira flexível que conecta a ducha à uma ducha manual, também conhecida como “chuveirinho”. A ducha com barra, como o próprio nome faz menção , é fixada a uma barra na parede, que permite o ajuste manual da altura do equipamento e até mesmo a sua remoção, transformando-se em um “chuveirinho gigante”. Já a externa é ideal para áreas de piscina e jardins.

Chuveiros

Com maior presença no mercado brasileiro, o chuveiro apresenta menor vazão de água do que a ducha e o aquecimento de água ocorre em seu interior, o que facilita a instalação, no entanto gera um gasto considerável com  energia elétrica.

Existem chuveiros do mais variados modelos, tipos de jato e vazão de água. Pois, podem contar com pressurizadores que aumentam a pressão e o volume da água. Os pressurizadores devem ser usados em locais com menos de 5MCA( metros de coluna de água), que é a distância entre o ponto onde o chuveiro é instalado e a fonte de água.

Dos chuveiros presentes no mercado, os que mais se destacam são os comuns, os eletrônicos, os híbridos e os pressurizados. O Comum é o mais conhecido, nele a água é aquecida dentro do próprio chuveiro através de um resistor, e há três  temperaturas: Verão( morno), inverno (quente) ou desligada.

Os eletrônicos garantem um controle gradativo da temperatura utilizando reguladores de temperatura o que proporciona mais conforto ao usuário.

Os chuveiros híbridos atuam por meio de 2 fontes sendo uma deles energia elétrica e a outra pode ser gás ou energia solar. A água é aquecida pela resistência no início da operação e, quanto a temperatura ideal é atingida, passa a ser aquecida por gás ou pela energia solar. Assim, tanto o gasto com eletricidade quanto o  desperdício de  água  é reduzido.  Já o pressurizado garante água com mais pressão, mesmo em lugares com MCA menor do que 5.

Para poder escolher qual melhor atende a sua necessidade vários fatores devem ser levados em consideração. Os chuveiros elétricos economizam mais água, já as duchas economizam mais energia pelo fato de não utilizar energia elétrica . Porém os chuveiros híbridos é o mais econômico de todos, pois ele utiliza a eletricidade para o aquecimento inicial da água e quando a mesma atinge a temperatura ideal o aquecimento é substituído pelo sistema de aquecimento a gás ou solar.

Agora que já te contamos a diferença entre duchas e chuveiros, esperamos ter te ajudado a fazer a melhor escolha quando for comprar o seu equipamento.

Comentário Facebook